terça-feira, 29 de julho de 2014

CONVERSE COM SEU PEQUENO

Quando eu digo converse com seu filho, não estou querendo que você comece a falar bebenês, Gugudadá ou qualquer cosia do tipo.Quando digo conversar, estou sendo bem literal...Pode ser que assim como eu, você estranhe essa ideia em um primeiro momento. Ou que você se sinta um completo idiota falando com um bebê que tem dias de vida. Mas, não desista, pois a prática leva a perfeição!
Desde que o Dudu nasceu eu tento conversar com ele o máximo possível, explicar e mostrar, mas evitar o quanto consigo infantilizar a minha fala (usar e bebenês). Tenho percebido que, ao longo desses dez meses, a conversa tem nos aproximado e o acalmado em MUITAS situações. Comecei essa história de conversar em situações cotidianas, da nossa rotina, onde costumava avisá-lo sobre tudo que iriamos fazer. “Vou pegar você do berço para trocar sua fralda”, “Agora vamos tomar banho”, “Estou te colocando no carrinho para irmos ver a vovó” e outras tantas situações ligadas a algo que iríamos fazer. Preciso assumir que no início não vi muito ganho, sei que o Dudu não compreendia nada, mas escutar o som da voz do pai o da mãe já era algo aconchegante, criou-se um vínculo incrível entre nós! Conforme o Dudu foi crescendo, percebi que ele esperava para que eu explicasse algo e que, quando chorava, cessava ao ouvir minhas explicações. Ele balbuciava bastante, tentava se expressar do seu jeito (tagarela) e era uma delícia ver como ele entendia tudo isso! Hoje, ele virou um tagarela de marca maior, a nova moda agora é ele sentar em qualquer lugar e quando se sente sozinho grita "Mamãeeeee conversaaaaaaaaaa", pedindo para que eu vá lá bater um papo.
Acredito que não devemos menosprezar a capacidade de compreensão de nossos pequenos e também acredito que se desejamos ter filhos que saibam se colocar, falar e etc. é necessário criar este espaço. Caso contrário, ele será mais uma de muitas crianças que falam pouco por falta de repertório, por não saber como e quando e etc. Se seu filho é mais velho, invista no repertório de palavras, ensine e aponte palavras novas para significados e contextos conhecidos! Além disso, incentive-o sempre a contar como foi o dia na escola, ajude-o a perceber e entender como faze-se isso, a ordenar fatos, a perceber a relação do tempo... Acho que vocês não imaginam (agora é a Carol pedagoga que vos fala), mas tudo isso auxilia muito quando o desafio for escrever, produzir um texto, ordenar uma história... Por isso, esqueça o que os outros vão pensar e invista na conversa!!! Explique tudo, nomeie as coisas, objetos, pessoas... E divirta-se com o resultado, pq sei que no final os pequenos soltarão cada pérola que depois lembramos a vida toda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário