sábado, 10 de outubro de 2015

DIA DAS CRIANÇAS: QUAL É SEU MAIOR INVESTIMENTO?



O dia das crianças está aí, chegou!
Resolvi contar a experiência que tivemos com nosso pequeno neste ano, então aí vai:
Dudu ganhou de prenda da festa junina um porquinho, aqueles cofrinhos, sabe? Desde  então decidimos que juntaríamos dinheiro no porquinho com a finalidade de comprar, em outubro, um presente de dia das crianças para ele.
Até outubro chegar deixamos o cofrinho em um local visível e sempre que achávamos moedas pela casa (isso é frequente aqui), ou recebíamos algum troco (cédulas também) colocávamos no porquinho. Nosso pequeno participou da engorda do porquinho muito entusiasmado!

Foi engraçado perceber que o Dudu a felicidade dele ao colocar moedas no porco e também a compreensão e tranquilidade em que ele lidou com a  escolha de poupar para poder comprar um presente depois.
Neste tempo, evitamos comprar presentes ou qualquer outra coisinha para ele e sempre que íamos ao shopping ou alguma loja e ele nos pedia algo (isso acontece muito) lembrávamos do porquinho e do dia das crianças. – Meu marido foi fantástico nesse ponto, porque eu sou mais maria-mole e ele explicava para o Dudu do porquinho, que com tranquilidade concordava em esperar por outubro chegar.

De uma brincadeira comecei a perceber que nosso maior investimento estava sendo não só ensinar o Dudu a guardar dinheiro. Mas, muitas outras cosias!
INVESTIR – jamais havia parado para pensar nisso, mas aprender a investir é algo fascinante e não tem ligação apenas com dinheiro. Investir exige escolha: não faço isso para poder fazer aquilo, pois acredito ser bom. E como aprender a ponderar e fazer escolhas é essencial!
Investir nos ensinou a ter uma meta e sermos firmes em segui-la. E foi assim que chegamos em outubro, guardando moedinhas, sem comprar nenhum presente fora de hora na certeza de que o final valeria a pena.
Investir nos ajudou a perceber que todos os pequenos esforços quando juntos viram grandes conquistas.
E isso ficou concreto no momento em que abrimos o cofrinho e o Dudu com uma cara de espanto disse:
- Uuuuuuuuuuuhhhh, quanta coisa, quanto dinheiro!]


Foi muito legal investir nesse dia das crianças! Mais legal ainda foi ontem, dia em que fomos comprar o brinquedo.
Termino dizendo que aprendi nesse dia das crianças que toda e qualquer situação com nossos pequenos são INVESTIMENTOS para como eles vão lidar e agir no futuro, por isso vale a pena o trabalho de formiguinha!

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!


Nenhum comentário:

Postar um comentário