sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Estimulando seu bebê de 0 a 7 meses


Grávida e pedagoga. Essa dupla está me matando!
Não basta estar à espera do Dudu, que chega daqui a três meses com todas as preocupações e ansiedades que isso causa... Eu estou com meu lado pedagoga afloradíssimo e convicto!
Nestes últimos dias, além de preocupar-me com o enxoval e outras coisas de uma mãe normal, eu também me peguei pensando em organizar algumas brincadeiras bacanas para fazer com meu bebê de acordo com sua idade.
Pode parecer maluquice minha, mas no fundo, depois de muito pensar, resolvi levar a sério isto tudo e organizar brincadeiras que estimulam o bebê de acordo com sua faixa etária!
Estimular não é acelerar processos; estimular é acompanhar o desenvolvimento. A estimulação potencializa adequadamente o desenvolvimento motor, cognitivo, social e emocional do bebê, como também se respeita seu desenvolvimento individual, suas capacidades, sua predisposição e seu ritmo.
Vale lembrar que, cada criança é única e diferente e o bebê deve viver essa experiência livremente, como algo prazeroso e não uma obrigação.
Bom, minha ideia é a cada semana avançar mais faixas etárias. Para essa semana temos: 0 a 3 meses e de 4 a 7 meses.
Espero que gostem!

0 a 3 meses

Curtindo música:
Ele já movimenta suas extremidades. Quando está respondendo a uma brincadeira, por exemplo, mexe mãos e perninhas com mais agitação. Por já identificar sons e de onde eles vêm, experimente de dia ligar uma música mais animada e exercite as perninhas e braços do bebê. De noite coloque algo mais tranqüilo para escutar e que ajude-o a relaxar.

Observando o móbile:
Utilizar de móbiles e outros brinquedos que estão no campo de visão de seu bebê. Prefira os com cores mais fortes e lembre-se de que no primeiro mês de vida ele enxerga uma distância de apenas 30 centímetros.
Cada dia chame à atenção para um penduricalho do móbile. Assopre para que se mova, aperte se fizer barulho... Você pode também, em um dia de sol, chamar a atenção do bebê para a sombra que o móbile faz e movimentá-lo.
Uma dica para posicionar o móbile: tente articular o local onde irá colocar o móbile com a luzinha que ficará acesa de noite. Assim, se ele acordar pode observar o móbile e distrair-se.

Pézinho musical
Essa é uma ideia para exercitar as pernas e bracinhos do bebê e iniciar o reconhecimento de causa e efeito de seus movimentos.
Prenda um chocalho pequeno da ponta de uma meia ou sapatinho de lã e vista o par em seu bebê. Assim que mexer as perninhas, o som e também forma e cores chamarão sua atenção. A partir desse momento, o bebê mexerá as pernas para tentar tocar o chocalho com suas mãozinhas. E também tentará aproximar o pé da boca.
No próximo dia, coloque o chocalho no outro pé para surpreendê-lo.
Mas, atenção: a atividade deve durar um tempo ponderado, para que a criança não fique cansada por causa do esforço.


Materiais aconselháveis: cds de música como Beatles for babies e Mpbaby, móbile , objetos coloridos e chocalho.

4 a 7 meses

Cadê? Achou!
Essa clássica brincadeira não deixa de ser atual e necessária para esse momento de vida do bebê! Agora ele já acompanha objetos com os olhos e fazê-los sumir e aparecer estimula e ajuda a controlar os sentimentos de alegria e tristeza ao perder e achá-los.
Você pode variar essa brincadeira usando um cobertor e colocando um brinquedo atrás. Pode também optar por brinquedos que emitem sons que podem também estimular sua atenção.
Lembre-se de deixar com que o bebê brinque e toque nos objetos utilizados!

Pega-pega
Diferente do pega-pega convencional, nessa brincadeira o bebê será estimulado a pegar objetos. Vire-o de barriga para cima com o mordedor em suas mãos e chame atenção do bebê para pegá-lo. Uma boa escolha é optar por um mordedor macio pois, com certeza, após ter pego o brinquedo, sua primeira ação será levá-lo à boca!

Rolando
Caso e bebê ainda não role sozinho, o que você pode fazer é colocá-lo de barriga para cima em um cobertorzinho no chão. Em seguida, levante devagar um lado do cobertor enquanto conversa com o bebê. Vá puxando até ele rolar e ficar de bruços. Quando isso acontecer, festeje e bata palmas.
Logo, logo ele estará rolando sozinho!
Para o bebê que já rola de um lado para outro, estimule-o a fazer mais! Pois, quando estiver de bruços, o bebê vai levantar a cabeça e os ombros, usando os braços como apoio. Essa "miniflexão de braços" ajudará a fortalecer seus músculos, além de oferecer uma melhor visão do que está à sua volta.
Ainda em um cobertor no chão, deixe um brinquedo ao lado e chame atenção de seu bebê para que queira virar e pegá-lo!

Brincando sozinho?!
Se você tem um tapetinho de atividades ou aquela cadeirinha com penduricalhos é a hora de usá-los, pois nesta etapa seu filho brinca com os pés e mãos sozinho por alguns minutos. Milagre!
Isso pode ser notado quando você coloca-o no berço e de repente você acha que tudo está calmo demais no quarto, vai dar uma olhada e acaba descobrindo que o bebê, que até então precisava de sua atenção para tudo, está se entretendo por conta própria.


Seu mestre mandou
Com cerca de 6 meses o bebê já emite muitos sons e ele vai adorar brincadeiras de imitação. Deixe seu filho inventar e imite seus sons. Quando for sua vez, um bom jeito de aprender brincando é fazer barulho de animais, como au-au, co-co-ri-có e piu-piu.

Hora da história
A verdade é que você deve ler sempre para seu bebê, mas é nesta fase que começa a ser possível interagir e estimulá-lo, vai ser mais gostoso!
A leitura em voz alta passa a ter mais valor agora, já que o bebê vai gostar de olhar para imagens de cores vivas e de se acomodar em seu colo.
Além disso, por volta do 6 meses ele já deve estar repetindo algumas sílabas. Aproveite o momento da história para nomear os animais da fazenda, imitar os sons e estimular o bebê a fazer o mesmo. Repita muitas vezes a mesma história, ele vai adorar!
Sugestão de livros: não gosto de livros que contam histórias praticamente sozinhos, digo aqueles que tem muitos sons e etc. Prefiro livros mais tradicionais. Neste período opte por livros de animais, com figuras grandes. Outra ideia é um livro que tenha texturas diferentes! Não se esqueça que a capa e as páginas devem ser mais duras, pois seu bebê vai querer pegá-las!


Vocês conhecem mais brincadeiras? Compartilhem!
Semana que vem completo o primeiro ano de vida do bebê, se puderem me ajudar, com dicas, vou adorar!

Beijos!

2 comentários:

  1. Oi Carol,
    Tenho acompanhado seu blog e compartilho com vc sobre muitas opiniões. Receber estímulo é muito importante para o bebê e, ao meu ver, para a mãe também, pois ajuda no desenvolvimento do vínculo; nos ajuda a perceber as necesidades de nossos pequenos assim como estreita ainda mais o relacionamento que vem sendo construído desde a gestação.
    Percebo com o desenvolvimento da minha filha (7m) como é GRANDE a diferença de um bebê de 4 meses e um de 7 meses. A partir do 5 mês o bebê passa a interagir com o meio o que torna ainda mais agradável as nossas (mãe e filho) descobertas. Minha dica é que não deixe de escutar musica, brincar com o móbile "só" porque a fase passou.
    Dica: Costurar um guiso na ponta do pé da meinha. Quando o bebê mexer os pezinhos verá que faz um som! Eles ficam entusiasmados com a brincadeira.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Kiki, de fato o espaço de desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo entre 4 e 7 meses é bastante. Vc, mais que eu percebeu isso, haha. Mas, como estamos falando de brincadeiras, acabei juntando as faixas etárias, e colocando as brincadeira em uma certa "ordem". Aliás, ADOREI a ideia do guizo. Quando trabalhei no berçário faziamos muito com o chocalho, mas nunca tive a ideia do guizo, vou testar no Dudu!!!!!!!!!!!!!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir